2 de out. de 2008

A verdade sobre o número das caixinhas de leite longa vida

Idéias são assim. Quando a gente toma partido de uma resiste em aceitar que ela pode não ser verdadeira.
Tive uma discussão acirrada com um grande amigo meu sobre esse mesmo assunto. Aí, entramos em contato com a tetrapark e com o fale conosco de algumas cooperativas de processamento de leite. Todos disseram a mesma coisa: Os números são controle de produção das caixinhas.
Mas nem precisava. Imagina retornar um caminhão de leite para a fábrica? Não teria o custo do transporte porque pode ser que ele voltasse vazio. Mas teria o trabalho dos funcionários dos mercados, da transportadora e dos funcionários do laticínio. Só aí já são várias horas/homem de salário agregadas ao preço deste leite.
Depois retirariam do embalagem, jorariam esta fora e colocariam em outra com o número 2, por exemplo.( Não seria mais lógico não por número nenhúm, he he he ). Em seguida, esse leite entraria no processo de distribuição novamente. Mais barato? Duvido! Porque se gastou mais com ele. Então ele deveria ser mais caro... Mas é de menor qualidade porque já foi fervido duas vezes...Só resta vender pelo mesmo preço... Mas aí, estão perdendo dinheiro...
Mas vamos dizer que assim seja e sse leite não venda de novo. Repete-se esse processo. E tome prejuízo.
Depois de cinco vezes, a cooperativa já pagou umas três vezes mais para não jogar o leite fora. Mas isso não acontece, a gente sabe. Se estiver próximo de vencer é mais fácil o mercado vender pelo preço de custo. Ninguém perde nada.
A Parmalat, inclusive, distribuiu um encarte junto com o leite informando que essa informação não procede e que os números são controle de produção das caixinhas. Então, não é uma questão de crença. É obvio que isso é span para gerar visitas a um blog ou site. Porque visitas em sites geram renda para seus proprietários...
Mas não fiquem bravos comigo não. Esse negócio de corrente pega a gente mesmo. Outro dia enviei a uma amiga um belíssimo texto atribuído ao Fernando Pessoa que recebí por email e nem percebí que no texto havia a palavra email( Lí porcamente, confesso ). Mas o Fernando Pessoa viveu de 1888 a 1935 em Portugal. Naquela época não havia emails... Conclusão... Passei vergonha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Há tempos você não postava nesse blog, cara. Tava preso?

Mas gostei do lance das caixinha. Eu pensava que era verdade...

-- disse...

mas porque será que os leites com números 4 e 5 sao mais ruins do que os outros?!