8 de out. de 2007

O valor de um Rolex

A grande repercussão sobre o roubo do rolex do Luciano Huck não é porque a população está cansada do noticiário político como afirmou Gilberto Dimenstein em sua matéria "Rolex de Huck dá lição de jornalismo". Também não é uma "reação à impessoalidade da globalização". E não dá para sobrelevar o fato de ser um celebridade não!

O que a reportagem tentou esconder é que a grande responsabilidade por tal repercussão é da cultura de massa de mídias televisivas como a rede globo. É porque o cara é famoso, casado com famosa, freqüentador de rodas famosas, badalado pelo único meio de entretenimento de massas no brasil, a televisão. A grande repercussão do roubo do rolex é porque o povo acompanha a vida dos famosos como subterfúgio de suas realidades miseráveis. Porque lhe é apresentado apenas isso nos meios de comunicação que no final são de propriedade do estado e concessões aos barões da comunicação por critérios desconexos.

Os brasileiros não prestam atenção em política em momento algum. Sabemos que mesmo às vésperas das eleições a atenção dos brasileiros se concentra num debate calculado pelos marketeiros com frases decoradas e respostas ensaiadas. Aliás, as notícias televisivas são feitas para entreter e manter o anunciante no canal.

Confesso que não entendi tal reportagem. A menos que seja para exibir no site anúncios relativos a joalherias que devem pagar um preço melhor. Então, o título correto da matéria seria: "Rolex de Huck dá gancho para publicidade!".


Comentário a partir da matéria: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u334694.shtml

Nenhum comentário: