15 de out. de 2007

O pagode tende a ser gay

Você já ouviu muitas vezes alguém dizer que pagode é música de corno. Isso se referindo à temática das músicas que sempre giravam em torno das dores e sofrimento do amor. Dores essas que quase sempre eram causadas pelas recusas das musas inspiradoras ou por suas preferências por outro. O homem estava sempre no papel de pedinte do amor, de escravo do sexo frágil, de bobo apaixonado querendo seu quinhão de felicidade.
Mas as coisas parecem estar mudando. Obviamente que não sou um estudioso das temáticas que alimentam os vários estilos musicais no Brasil mas pelo que tenho ouvido por aí, as letras estão dando um "chega-pra-lá" na mulher amada. Depois de passar um bom tempo lutando pelo amor da mulher amada a temática do pagode hoje está mais parecida com a vara da família. O pagode está divorciando-se de suas musas. As músicas que mais ouço trazem mensagem do tipo "tô de saco cheio de você", "O nosso amor já era", "O nosso amor deu, deu, deu" e por aí afora.
Se as músicas de pagode já eram de mau gosto, agora ele se superaram. O pagodeiro parece estar contando suas decepções amorosas por questões financeiras com as garotas que se especializaram no "golpe da barriga". Ou estão simplesmente enfadados com o farta oferta. Pelo andar da carruagem, o próximo passo é o pagode começar a apresentar letras gays( nada contra a opção sexual de ninguém ) como alternativa á decepção amorosa com as musas que lhes inspiravam.
Tomara que isso seja só uma fase ruim( a fase em que existe pagode na música popular brasileira ) e que passe logo para que caia no esquecimento que é o que o futuro certamente lhe reserva.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que que é isso cara? Você ficou louco? O pagode é a música das multidões, das massas, o que o povo gosta. Você não pode tirar conclusões só porque duas ou três músicas falam mal das mulheres. O pagode diz a realidade. Os relacionamentos se acabam e sempre é preciso que um tome a decisão disso. E sempre é o homem que dá o fora nas mina. Os padodeiro só estão falando a verdade. E acho que gay é você que não tem o que fazer e fica metendo o pau na vida dos outros.

Familia Baobá disse...

A realidade não é a melhor coisa para se colocar em letras de música. Para ver a realidade, podemos simplesmente ligar a televisão no telejornal ou por a cara para fora da janela ou ainda ver a página personalizada do google. Mas, de qualquer forma, trata-se apenas de um texto bem humorado sobre umas músicas que sinceramente são de um mal gosto sem limites. No mais, você pode se intoxicar a vontade disso que o mundo não vai parar e nem você vai virar gay. É só uma opinião, cara!

Anônimo disse...

incrível como o ser humano gosta de "atacar" uns aos outros. gosto musical é de cada um. e sexo é bom e todos gostam. gay no pagode já existe, mas, por ser focado nas massas, o pagode voltado para o público gay ou usando a sua imagem não daria regue, pois a "cultura" gay é mais focada em artistas femininas e internacionais. sou gay e posso dizer isso. é como o cara falou, você não tem o que fazer e fica escrevendo blogs criticando o gosto alheio.